quinta-feira, 26 de maio de 2016

Livro: “Prostituição, tráfico e exploração sexual de crianças: diálogo multidisciplinar”

Hoje compartilhamos um livro lançado em 2016, que entre outros temas aborda a prostituição e outros assuntos que tangem o mundo da prostituição, como o tráfico de mulheres.
O Núcleo de Estudos Luso-Brasileiro se orgulha de vos apresentar esta obra, que é fruto de seleção pública de artigos sobre os seguintes temas: Prostituição, Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual de Crianças. Sendo uma obra coletiva possui na coordenação a Professora Doutora Mônica Prates Conrado e como organizadores a Professora Caroline Costa Bernardo, a Professora Ruth Santos e o Professor Matheus Passos.

Agradecemos, por essa via, a todos aqueles e aquelas que tiveram interesse em partilhar conosco suas produções acadêmicas, tornando esse livro um excelente meio de impulsão do debate científico. Com satisfação que o disponibilizamos para download gratuito, tendo a certeza que o acesso à educação e às produções acadêmicas devem ser de acesso de todos.

Buscamos com essa iniciativa abrir um espaço para o debate de assuntos que não estão em destaque no cenário jurídico e que de algum modo acabam por reverberar os medos, preconceitos e incertezas científicas. Por isso, por meio edital público, o NELB convocou alunos e professores para partilharem os resultados de suas pesquisas em um livro digital intitulado “Prostituição, tráfico e exploração sexual de crianças: diálogo multidisciplinar”, publicado em parceria com a Editora Vestnik.

Os assuntos inseridos neste livro são correlatos em diversos aspectos e confundidos em muitos, esse motivo para escolha desta publicação. Tendo a prostituição como centro, mas encarando que o tráfico e a exploração sexual de crianças fazem parte deste cenário. Nos deparamos com a difícil tarefa do poder púbico em diferenciar a migração para fins de prostituição internacional, do aliciamento de pessoas para trabalho sexual, ou não, por meio de violência para a exploração do seu trabalho.

Além disso, discutir a exploração sexual de crianças, vale denotar não existe o termo prostituição infantil, as crianças não tem capacidade jurídica para escolherem livremente se prostituir, e quando a doutrina intitula a exploração sexual de crianças como prostituição infantil, nada mais quer do que marginalizar a prostituição e incutir a ela a culpa pela exploração infantil.

Esses conceitos são fundamentais para compreensão dos temas que trataremos nesses livros, todos os títulos selecionados, respeitam os direitos fundamentais.

Vale ressaltar a participação de autores das mais variadas áreas do conhecimento, construindo conjuntamente um estudo multidisciplinar, com o objetivo de discutir as várias óticas de análise dos temas desta publicação, engrandecendo nossa obra de forma única. É com essa visão que lhe fazemos o convite para leitura.

Link para ler o livro online e baixar: https://pensarpoliticamente.files.wordpress.com/2016/03/trafico-mulheres.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário