domingo, 2 de agosto de 2015

Filme: Vila Mimosa (Balogh Orsolya e José Santos, 2008)

Trazemos outro documentário para vocês, feito por dois alunos da Universidade Federal Fluminense o documentário "Vila Mimosa" entrevista trabalhadoras do sexo no maior complexo de puteiros do Rio de Janeiro. Curta- metragem dirigido por Balogh Orsolya e José santos em 2008.

 


Nem sempre os bordéis, boates e bares da Vila Mimosa habitaram a pequena Rua Sotero dos Reis, nas imediações da Praça da Bandeira. O endereço original da tradicional zona de prostituição do Rio era a Cidade Nova, num terreno hoje ocupado pelo prédio do Teleporto, na Avenida Presidente Vargas. Com 54 casinhas e 13 barracas num terreno de 5.900 metros quadrados, o antigo reduto era tão arraigado na história do Rio que até mesmo apelidou os dois prédios construídos para abrigar a prefeitura na mesma região. Hoje, os edifícios do Centro Administrativo São Sebastião (CASS) são conhecidos na intimidade por Piranhão e Cafetão.

A história da Vila Mimosa na Praça da Bandeira começou a ser escrita em janeiro de 1996, quando o então prefeito Cesar Maia decidiu pela mudança das meninas. Inicialmente, as 1.800 prostitutas seriam transferidas para um galpão em Gramacho, em Duque de Caxias. Mas a compra do espaço acabou em confusão. A prefeitura de Caxias chegou a embargar a obra do galpão, que ficaria às margens da Rodovia Washington Luiz. Na pressa em transferir os bordéis, a prefeitura acabou levando as mobílias e os pertences das moças para um velho galpão de um frigorífico abandonado na Sotero dos Reis.

A mudança não foi tranquila. Os moradores da Praça da Bandeira reclamaram. E chegaram até mesmo a fechar a Avenida Radial Oeste em protesto. Mas as meninas acabaram se instalando no galpão, onde foram montados pequenos cômodos e biroscas. Oito dias depois da mudança, a Vila Mimosa abria as portas aos clientes. Na época, chegou-se a anunciar que um terreno seria comprado para as prostitutas se instalarem. Mas a situação que acabou se consolidando ao longo dos anos na Praça da Bandeira mesmo.

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/conheca-historia-da-vila-mimosa-famosa-zona-de-prostituicao-do-rio-4847162#ixzz3hcquu8ko




Nenhum comentário:

Postar um comentário